Formato: 17 x 21
Páginas: 215
Cod. De Barra: 9788547301279
Peso: 0.357 kg
O autismo é um transtorno que afeta o desenvolvimento da criança, comprometendo a maneira como ela se comunica e interage socialmente. Além de dificuldades comunicativas e sociais, crianças com autismo podem apresentar interesses restritos, comportamentos repetitivos e dificuldades em aprender pelos métodos de ensino convencionais.
A literatura científica tem indicado os bons efeitos de Intervenções Comportamentais Intensivas para o tratamento do autismo, conhecidas no Brasil com “tratamento ABA”. Pensando nisso, o conteúdo deste manual visa auxiliar familiares, educadores e profissionais a estruturar o ensino de habilidades básicas para suas crianças com autismo, no âmbito da Intervenção Comportamental Intensiva.
Essas competências básicas consistem em comportamentos simples e iniciais, que por sua vez são requisitos para aprendizagens mais complexas – por exemplo, o contato visual é uma habilidade simples que é requisito para processos mais elaborados, como falar ou interagir socialmente.
A obra apresenta um currículo que pode ser de grande utilidade para direcionar o primeiro ano da Intervenção Comportamental Intensiva com crianças com autismo, em idades entre 1 e 6 anos, que não falam ou que falam pouco. Os procedimentos de ensino são descritos por meio de ilustrações didáticas e há protocolos para o registro das atividades, que têm a função de auxiliar na verificação da aprendizagem das habilidades ensinadas.
O material apresentado neste livro, em sua totalidade, foi desenvolvido e testado pela equipe de profissionais do Centro de Estudos e Intervenção para o Desenvolvimento Humano (CEI Desenvolvimento Humano – site: www.ceidesenvolvimentohumano.com.br), que é uma instituição brasileira especializada no atendimento a pessoas com autismo.
Dessa forma, esta leitura é indicada para pais, cuidadores, educadores, profissionais especializados, como psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, médicos e outros terapeutas e para todos que se interessam pelo tema.